20/2/11

Galeón Sacramento





Fuente : Marcello De Ferrari.


El Galón Santíssimo Sacramento era la nave capitana y escolta de una escuadra de 50 embarcaciones mercantes provenientes de Tejo. Había partido de Tejo y transportaba a
João Corrêa da Silva, que había sido designado Gobernador y que asumiría sus funciones una vez arribado. Pero el dia 5 de mayo de 1668, ya proximo a llegar a Bahía con vientos fuertes, varó en el banco San Antonio, donde despues de varias horas de golpear y luego quedar a la deriva terminó naufragando alrededor de las 23 horas.

Relato de la página de la fuente:
O governador em exercício, Alexandre de Sousa Freire, enviou assim que informado do acidente quantas embarcações rápidas e pessoas hábeis de navegação que se encontravam na Ribeira, mas por ser, para a época, grande a distância a ser percorrida, somente chegaram ao local com romper do dia.
"Acharam feita em pedaços a nau, e grande número de corpos, uns ainda vivos, vagando pelos mares, outros jazendo já mortos nas areias..., e só salvaram as vidas algumas pessoas, às quais pôs em salvo a sua fortuna e a diligência dos pescadores daquelas praias..., e algumas poucas que sobre as tábuas piedosamente despedaçadas no seu remédio se puseram em terra." (ROCHA PITA, Sebastião, História da América Portuguesa - Lisboa, 1730).
Existem divergências quanto ao número de pessoas que estavam embarcadas no Sacramento, alguns citam 800, outros 400. Sabe-se que salvaram-se apenas cerca de 70 pessoas.
Após 3 séculos submerso é que seu casco foi localizado, na posição 13º 02’ 18" S e 30º 30’ 14" W, por pescadores que buscavam o motivo pelo qual suas redes ficavam presas no fundo. O que restava do Sacramento repousava à 15 metros de profundidade, próximo a um declive acentuado. O casco posteriormente deslizou por este declive vindo a ficar numa profundidade que varia dos 25 a 30 metros.
Mergulhos para a recuperação de artefatos se sucederam em grande número, de forma ilegal e descontrolada, tanto que em setembro de 1976 a polícia do Recife apreendeu 6 canhões de bronze que iriam ser transportados para São Paulo.
Diante desta indiscriminada depredação, organizou-se, por parte do Ministério da Marinha, uma exploração detalhada e sistemática, tendo como embarcação de apoio o Navio de Salvamento Submarino Gastão Moutinho. Estes primeiros trabalhos foram realizados com a orientação do arqueólogo Ulisses Pernambucano de Mello Neto e ocorreram no período de 1976 à 1978. Posteriormente foram realizados novos trabalhos no período de 1982/83.
De ambos trabalhos resultou um grande número de informações e extensa lista de objetos recuperados, dentre os quais podemos citar:
- 34 canhões de bronze e 8 de ferro fundido ( os datados variando de 1590 à 1653 );
- 02 astrolábios de bronze (um deles datado de 1624 e assinado "Góis");
- compassos de cartear em bronze;
- grande e variado sortimento de cerâmicas (faianças), incluindo aparelhos inteiros (como o do General Francisco Corrêa da Silva);
- centenas de ânforas (bilhas) de barro;
- imagens sacras em terracota e chumbo;
- moedas de prata (portuguesas e espanholas);
- medalhas;
- dedais de latão;
- bacias e grandes tachos de cobre.
Muito se conseguiu aprender com as informações e com os objetos retirados de forma metódica e científica e muito se perdeu com as muitas peças que foram retiradas ilegalmente e vendidas, sem que se pudesse saber seu destino. Sabemos que esta retirada ilegal ainda ocorre em toda a nossa costa e de que medidas legais sejam tomadas contra os infratores.






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