20/2/11

Galeón Sacramento





Fuente : Marcello De Ferrari.


El Galón Santíssimo Sacramento era la nave capitana y escolta de una escuadra de 50 embarcaciones mercantes provenientes de Tejo. Había partido de Tejo y transportaba a
João Corrêa da Silva, que había sido designado Gobernador y que asumiría sus funciones una vez arribado. Pero el dia 5 de mayo de 1668, ya proximo a llegar a Bahía con vientos fuertes, varó en el banco San Antonio, donde despues de varias horas de golpear y luego quedar a la deriva terminó naufragando alrededor de las 23 horas.

Relato de la página de la fuente:
O governador em exercício, Alexandre de Sousa Freire, enviou assim que informado do acidente quantas embarcações rápidas e pessoas hábeis de navegação que se encontravam na Ribeira, mas por ser, para a época, grande a distância a ser percorrida, somente chegaram ao local com romper do dia.
"Acharam feita em pedaços a nau, e grande número de corpos, uns ainda vivos, vagando pelos mares, outros jazendo já mortos nas areias..., e só salvaram as vidas algumas pessoas, às quais pôs em salvo a sua fortuna e a diligência dos pescadores daquelas praias..., e algumas poucas que sobre as tábuas piedosamente despedaçadas no seu remédio se puseram em terra." (ROCHA PITA, Sebastião, História da América Portuguesa - Lisboa, 1730).
Existem divergências quanto ao número de pessoas que estavam embarcadas no Sacramento, alguns citam 800, outros 400. Sabe-se que salvaram-se apenas cerca de 70 pessoas.
Após 3 séculos submerso é que seu casco foi localizado, na posição 13º 02’ 18" S e 30º 30’ 14" W, por pescadores que buscavam o motivo pelo qual suas redes ficavam presas no fundo. O que restava do Sacramento repousava à 15 metros de profundidade, próximo a um declive acentuado. O casco posteriormente deslizou por este declive vindo a ficar numa profundidade que varia dos 25 a 30 metros.
Mergulhos para a recuperação de artefatos se sucederam em grande número, de forma ilegal e descontrolada, tanto que em setembro de 1976 a polícia do Recife apreendeu 6 canhões de bronze que iriam ser transportados para São Paulo.
Diante desta indiscriminada depredação, organizou-se, por parte do Ministério da Marinha, uma exploração detalhada e sistemática, tendo como embarcação de apoio o Navio de Salvamento Submarino Gastão Moutinho. Estes primeiros trabalhos foram realizados com a orientação do arqueólogo Ulisses Pernambucano de Mello Neto e ocorreram no período de 1976 à 1978. Posteriormente foram realizados novos trabalhos no período de 1982/83.
De ambos trabalhos resultou um grande número de informações e extensa lista de objetos recuperados, dentre os quais podemos citar:
- 34 canhões de bronze e 8 de ferro fundido ( os datados variando de 1590 à 1653 );
- 02 astrolábios de bronze (um deles datado de 1624 e assinado "Góis");
- compassos de cartear em bronze;
- grande e variado sortimento de cerâmicas (faianças), incluindo aparelhos inteiros (como o do General Francisco Corrêa da Silva);
- centenas de ânforas (bilhas) de barro;
- imagens sacras em terracota e chumbo;
- moedas de prata (portuguesas e espanholas);
- medalhas;
- dedais de latão;
- bacias e grandes tachos de cobre.
Muito se conseguiu aprender com as informações e com os objetos retirados de forma metódica e científica e muito se perdeu com as muitas peças que foram retiradas ilegalmente e vendidas, sem que se pudesse saber seu destino. Sabemos que esta retirada ilegal ainda ocorre em toda a nossa costa e de que medidas legais sejam tomadas contra os infratores.






No hay comentarios:

Autor

Mi foto
Buenos Aires, Capital Federal, Argentina
Bienvenidos

Otras publicaciones

Desde Buenos Aires, Argentina.

Desde Buenos Aires, Argentina, tengan las mas cordial recepción!

Welcome on board!!!!!!!

Welcome on board!!!!!!!

Muchas y Buenas Singladuras!!!!

blog counter